Quem sou eu

Minha foto
Pelotas, RS, Brazil
Jaqueline Koschier | Licenciada em Letras pela UFPEl | Mestre em Literatura pela FURG | Professora de Literatura, Redação e Língua Portuguesa desde 2000. Atualmente morando em Bagé e trabalhando na UNIPAMPA

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Manifestos
Pau-Brasil - Oswald de Andrade, 1924


No manifesto e no livro Pau-Brasil [ilustrado por Tarsila do Amaral], Oswald propõe uma literatura extremamente vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil.

Verde-amarelo, 1927/1929

Grupo composto pelos paulistas Plínio Salgado, Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia, Cândido Mota Filho e Alfredo Élis. Ao longo da década de 1920, os verde-amarelos formaram a vertente conservadora do movimento modernista. Para eles, o ingresso do Brasil na modernidade implicava o rompimento radical com toda herança cultural européia. Seu lema era taxativo: "Originalidade ou Morte!" o projeto cultural dos verde-amarelos tinha também sua contrapartida política: o autoritarismo aparecia como condição imprescindível para a independência cultural e política do país.

Antropófago – Oswald de Andrade,1928

Em linguagem metafórica cheia de aforismos poéticos repletos de humor, o Manifesto torna-se o cerne teórico desse movimento que pretende repensar a questão da dependência cultural no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário